A Diretoria da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras (SOBEP) e os docentes da área de Enfermagem em Saúde da Criança e Adolescente, dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA), vinculados ao Grupo de Pesquisa CRESCER, e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), pertencentes ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Inovação e Segurança no Cuidado em Saúde (LaPIS), convidam a todos os colegas e estudantes da área de Enfermagem a agendar a data de 07 a 10 de outubro de 2025 para participar do XI Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal e Pediátrica, em Salvador, Bahia. Para o temário central do evento foi definido “Infâncias plurais e direitos humanos: como podemos avançar no cuidado na direção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável?”.
A escolha da temática deu-se pela necessidade de pautar o Cuidar/ Cuidado de crianças e adolescentes, no respeito e acolhimento de suas diferenças biológicas, sociais e culturais, pois as diferenças de sexo, gênero, raça, etnia, classe, geolocalização, entre outras, se interconectam potencializando formas de violência e opressão e acarretando vivencias de infância e adolescência desiguais. Compreender e discutir este fenômeno permite criar possibilidades de enfrentamento da discriminação em suas diversas formas e para construir estratégias para o enfrentamento do racismo, machismo, xenofobia, entre outras violências, que tanto impactam negativamente na saúde de crianças e adolescentes. Permite ainda, contribuir para que os profissionais da área de saúde, principalmente enfermeiros pediatras e neonatologistas, assumam seu protagonismo na práxis do Cuidar / Cuidado de forma equânime, entendendo que a infância e adolescência, não se dá de forma única, mas na pluralidade das diferenças e desiguais formas de vida de nossa sociedade. Essa realidade exige um olhar atento e sensível para a construção de um Cuidado equânime e de qualidade, bem como deve nortear as ações de ensino, pesquisa e extensão na área pediátrica e neonatal.
Durante o XI CBEPN também serão abordadas as inovações tecnológicas como instrumento de aprimoramento do cuidado de Enfermagem, considerando que são resultantes da sistematização e organização cientifica e contribuem com benefícios, para a preservação da dignidade humana e na retomada da autonomia das pessoas envolvidos no processo. Diante destas premissas, é que a proposta do XI CBEPN foi construída, reconhecendo as potencialidades dos profissionais da enfermagem pediátrica, neonatal e a necessidade de contribuir para o alcance das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O XI CBEPN pretende prover aos participantes espaços reflexivos, compartilhamento de conhecimentos, debates e aprendizagem sobre a influência dos determinantes sociais, prática avançada, determinantes sociais, tecnologias, inovações e cuidado de enfermagem baseado em evidências científicas na saúde da criança, adolescente e famílias, visando o alcance dos ODS. Além disso, estamos preparando uma programação social descontraída e alegre para que possamos desfrutar das belezas naturais, da gastronomia e da hospitalidade soteropolitana, pois Salvador é uma cidade palco de rica história e cultura.
Sejam todos muito bem-vindos, pois Salvador os esperam de braços abertos.
AXÉ
Profa. Dra. Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira Toso
Presidente da SOBEP
Presidente de Honra do XI CBEPN
Profa. Dra. Climene Laura de Camargo
Presidente do XI CBEPN
Prof. Dr. Luciano Marques dos Santos
Vice-Presidente do XI CBEPN